Animação microscópica

Gostei desta nota no Terra Tecnologia

Menor animação do mundo é filmada com celular e microscópio
Veja no Youtube . É curto. Tem 1min37s.

Com o uso de um smartphone Nokia N8 e da invenção CellScope, a equipe responsável pela famosa série de animações Wallace & Gromit criou o menor filme de stop-motion do mundo - considerando o tamanho dos cenários e das personagens.

 

O curta, de pouco mais de um minuto, é estrelado por Dot, uma garotinha de apenas 9 milímetros. Dot corre por um cenário cheio de obstáculos (como pregos, parafusos e moedas inglesas), voa em cima de abelhas e foge dos "miniperigos" até conseguir dormir em paz. A música e as cores tornam o filminho ainda mais gracioso.

O grupo de animadores do estúdio Aardman usou uma impressora 3D para fazer 50 versões diferentes de Dot, por ela ser pequena demais para ser manipulada - como as tradicionais figuras das animações em stop-motion, que são moldadas em massa de modelar. Já os mínimos detalhes do figurino, por serem ainda menores, não puderam ser impressos, e foram pintados a mão por artistas com a ajuda de microscópios.

Os diretores Ed Patterson e Will Studd uniram um CellScope à câmera de 12 megapixels de um celular Nokia N8 para filmar Dot e seu mundo microscópico. Satisfeita com o potencial do CellScope, a Nokia financiou parte do projeto do stop-motion.

O CellScope - criação vencedora do prêmio de melhor novidade de 2008, pelo site PopSci - foi idealizado por Daniel Fletcher, bioengenheiro da Universidade de Califórnia-Berkeley, e é o resultado da união de uma câmera de celular a com um microscópio com aumento de 50x, com a intenção de ser usado para finalidades médicas. A mini-aventura de Dot pode ser vista pelo atalho tiny.cc/e34py. A composição de celular e microscópio pode ser vista ao término do curta.

Fonte: Terra Tecnologia


<< setembro 2010 >>
dom seg ter qua qui sex sáb
  1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30  

MENSAGENS RECENTES

ARQUIVO

ENQUETE

rss feed