A foto que eu gostaria de ter feito.

Ainda sobre as imagens vindas de Beijing, vi ontem na TV e agora na capa do Jornal Zero Hora, a(s) foto(s) que eu gostaria de ter feito:

Não é dificil de entender...
Estas imagens agucaram meu gosto pelas texturas,
mosaicos, modulados, repetições e pelos seus significados.

Concordo com a manchete e também me senti hipnotizado
por esta estética que a todo o tempo remete à idéia do pixel,
do ponto, do dot, da unidade que faz o todo.

Um hino, uma ode à força das imagens e do seu simbolismo.
E, simbolicamente e na prática, no ponto, na unidade, está o ser humano.

Queria estar lá para ver isso de perto. 
Créditos das imagens: Jornal Zero Hora/Grupo RBS, AFP e Getty

A Idade do Pixel

A Humanidade já passou por muitas fases, muitas idades. Neste dia com número cabalístico na data, a cerimônia de abertura das Olimpíadas me convenceu, de maneira definitiva, que vivemos a Era do Pixel. O mosaico dos ideogramas, os 2008 tambores luminosos, as simetrias e geometrias, a estética das coreografias, o desenho da luz, enfim, a força e o poder das imagens são os melhores argumentos desta tese. Imagem é tudo. Esse é o ponto. Ou o pixel.

Não por coincidência, escolhi 8 imagens no site oficial http://en.beijing2008.cn/ para ilustrar este post de hoje 08/08/08.

 

Museu Hipólito expõe fotos premiadas do jornalismo mundial

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, da Secretaria de Estado da Cultura, inaugura nesta quinta, 7,  às 19h, a mostra ‘Fotojornalismo Internacional – as melhores fotografias do Festival Scoop d’Angers – França’. A seleção de imagens jornalísticas premiadas será exibida no salão térreo da instituição até dia 30 de agosto, entre terça e sábado, das 9h às 18h.  Entre os temas da exposição se encontram flagrantes de grandes momentos da história política e social do mundo,  como os atentados na Argélia, a revolta estudantil na China, a epidemia de fome no Sudão e na Somália, a queda do muro de Berlim e também as Olimpíadas.  O endereço do Museu é Rua dos Andradas, 959, Centro, Porto Alegre.

Flávio Damm, preto no branco

Repassando o convite, recebido de Cézar Prestes, diretor do MARGS:

Dia 5 de agosto - 19h – Flávio Damm – Preto no Branco

            As galerias do segundo pavimento do MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul apresentam a primeira individual no Estado de uma referência do fotojornalismo brasileiro. A exposição celebra os 80 anos que o fotógrafo porto-alegrense completa no dia 7 do mesmo mês, trazendo ao público 80 imagens em preto-e-branco e formato médio, registradas ao longo de 64 anos de profissão. Visitação: de 6 a 31 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 19h.

Dia 6 de agosto - 17h – Palestra com Flávio Damm – Auditório

O fotógrafo e curador da exposição homônima realiza uma conversa informal com o público sobre sua experiência profissional e a seleção para a retrospectiva em exposição no MARGS. No evento, ele conta episódios que marcaram os seus mais de 60 anos de profissão e fala sobre as técnicas que adota e os métodos de aproximação dos personagens registrados. Ingresso solidário: um quilo de alimento não-perecível ou peça de roupa para a Campanha do Agasalho Informações: Núcleo de Extensão do MARGS, fone 51 3227 2311, e-mail extensao@margs.rs.gov.br.

PHOTOIMAGEBRAZIL 2008

Estarei na PHOTOIMAGEBRAZIL 2008 (Feira Internacional de Imagem), maior evento de foto e imagem da América Latina, que acontece em São Paulo, de 12 a 15 de agosto. Além de conhecer as novidades, a semana irá oportunizar a participação nos eventos simultâneos, como palestras de fornecedores e fabricantes, o Fórum SEAFESP dos Profissionais da Imagem e o Seminário Abrafoto 21 anos. Mandarei notícias.

<< agosto 2008 >>
dom seg ter qua qui sex sáb
  1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31  

MENSAGENS RECENTES

ARQUIVO

ENQUETE

rss feed